terça-feira, 13 de novembro de 2007

Um Dia...

"Um dia a maioria de nós ir-se-á separar. Sentiremos saudades de todas as conversas que tivemos, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhámos. Sentiremos saudades até dos momentos de lágrimas, de angústia, enfim do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades durassem para sempre. Hoje, já não tenho tanta certeza disso, em breve, cada um vai para um lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, e seguirá a sua vida. Talvez, continuemos a encontrarmo-nos, quem sabe através das cartas trocadas. Podemo-nos telefonar, trocar algumas palavras mas os dias vão passar, meses, anos e este contacto, tornar-se-á cada vez mais raro, vamo-nos perder no tempo. Um dia, os nossos filhos irão ver aquelas fotografias e vão perguntar: “Quem são aquelas pessoas?” e diremos... que eram os nossos amigos. E isso vai doer tanto! Foram meus amigos, e foi com eles que vivi os melhores anos da minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do coração. Vamos ter vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente.E quando o nosso grupo estiver incompleto vamo-nos reunir para um último adeus de um amigo. E entre lágrimas, abraçar-nos-emos. Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado, para continuar a viver a sua vida isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo. Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa

3 comentários:

Vania disse...

Adoro este poema...a sério acho que descreve mesmo o que é uma relação de amizade, está altamente=)

Lurdes disse...

È um poema lindissimo, sem duvida, e que aborda um dos sentimentos mais raros e importantes para mim: a amizade. Bjinho amiga.

DORA disse...

Só mesmo Pessoa para escrever esta verdade tão imensa. Os amores passam, os amigos ficam. Por isso temos que dar valor ao que temos de bom em cada momento da nossa vida...
beijo