terça-feira, 13 de novembro de 2007

Introdução:

Neste trabalho, vamos falar sobre os conceitos de Comunicação e de Informação.
A Comunicação não é mais do que o processo pelo qual o emissor se relaciona com o receptor através de uma mensagem, por sua vez transmitida em forma de código. Por outro lado, a Informação, é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, que representa um acréscimo ao conhecimento do sujeito que a recebe. Embora o conceito de Informação, reconheça uma grande diversidade de significados, ou seja, este conceito está ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão e representação de conhecimentos.


A Comunicação e a Informação…


A mensagem é o conteúdo da Comunicação. Na mensagem existe o emissor e o receptor, ao emissor cabe a tarefa de emitir uma mensagem num certo código, e ao receptor de receber e descodificar o código que foi utilizado. Quando falamos de códigos, não estamo-nos a referir àqueles códigos secretos, mas sim, das letras do alfabeto, dos idiomas, do sistema morse, do sistema Braille e dos sinais de bandeiras. Mas para que tudo funcione, tem de existir, um canal de comunicação, a mensagem tem de estar bem elaborada, e que emissor e receptor, estejam de acordo e integrados no mesmo contexto.



Existem vários tipos de comunicação. Por exemplo, a comunicação entre as pessoas, no seu local de trabalho, não é igual há comunicação que essas mesmas pessoas s têm no meio familiar.
O espaço e o tempo têm uma grande influência sob este conceito, esta pode ser presencial, com os interlocutores no mesmo espaço, ou à distância, o que obriga à utilização de canais e linguagens diferenciados. Quanto ao tempo, a comunicação pode ser directa ou diferida.

Os actos comunicativos têm sempre uma certa determinada intencionalidade, que pode ser mais ou menos conscientes. Estas são as diferentes intenções que temos quando falamos em funções da linguagem.
A comunicação inclui diferentes emoções, positivas ou negativas.


Os obstáculos da comunicação…

§ Ruídos
§ Falta de conhecimento e experiência comum
§ Confusão entre símbolo e o objecto simbolizado
§ Uso exagerado de abstracções

Quanto mais estivermos em um contexto vertical de comunicação, mais serão os conflitos e desentendimentos entre as pessoas, o que por sua vez, dificulta os trabalhos e a integração entre grupos ou equipas de trabalho. Entre quem pode falar e mandar e quem deve calar-se e obedecer, existem várias formas de integração e de sensibilidade entre os seus membros, a respeito das acções que são implementadas.

Algumas regras da comunicação…

§ Cumprimente
§ Seja generoso e moderado
§ Sorria
§ Seja ponderado
§ Chame as pessoas pelo nome
§ Seja cuidadoso nas suas opiniões
§ Seja amigo e cooperador
§ Esteja alerta para prestar serviços
§ Seja cordial
§ Seja verdadeiro
§ Interesse-se pelas outras pessoas
§ Controle-se


Dependendo da organização, a informação é um meio essencial ao processo de formação da opinião pública interna e externa. Quando em empresas os canais formais ou não formais falham, instala-se o “Boato”, este é umas das modalidades da comunicação, que se afirma como uma dinâmica de contrapoder na organização, no qual se projectam desejos, motivos e lógicas que nem sempre se referem à realidade. Este problema, assume, um contrapoder na organização e um consumo de energia e das emoções canalizadas pelas pessoas para o dito boato. Assim, a política de comunicação na organização, tem de ser assumida pelas pessoas mais responsáveis dentro da empresa, para ter como princípios o direito à diferença, ao desacordo, à pergunta e ao direito e o dever de resposta, quer seja pelos seus colaboradores como pelos seus responsáveis.


Cada pessoa, tem um sentido diferente de informação, pois cada um é portador de diferentes histórias de vida e perfis culturais, profissionais, ideológicos e políticos, desta forma, as funções da comunicação e da informação transformam-se numa variável positiva para o trabalho de uma equipa de trabalho, sem desconsiderar o perfil específico e a individualidade dos seus membros. Para isso, é preciso entender que o processo de comunicação e informação, deve, entender a forma como cada membro se vê e vê os outros.


Conclusão:

Com a realização deste trabalho, podemos concluir, a comunicação e a informação é um dos aspectos mais importantes na relação entre membros de uma empresa, e não só, também é bastante importante no nosso dia-a-dia, uma vez que a todas as horas, estamos rodeados do conceito de comunicação e informação.

6 comentários:

Vania disse...

Ah muito bem...o nosso trabalho ai em poder=)

Susana disse...

Gostei...muito bem

Sandra disse...

Muito bem....

MariaT disse...

Gostei muito...bom trabalho:)

Lurdes disse...

O vosso trabalho esta muito completo. Revela que, o trabalho de uma secretaria nunca pode ser subtimado.Com o passar do tempo a secretária tem aumentado as suas funções dentro da empresa e hoje é, sem duvida o "motor" que permite o seu funcionamento.

DORA disse...

Qual a diferença entre comunicação e informação??? boa pergunta né...